Ideia surge do momento de intranquilidade vivenciado no mundo e no Brasil, com intuito de pregar a paz e combater as “piadinhas de mal gosto” como a cidade é tratada
A cidade de Faina, a 200 km de Goiânia na Região Noroeste do estado, lança neste sábado, 12/11, o Projeto Faina, Cidade Gentileza, que prevê uma série de ações na administração pública, no comércio e junto à comunidade visando solidificar o ambiente gentil e acolhedor já percebido na cidade. O lançamento do projeto acontece na véspera do Dia Mundial da Gentileza, celebrado em 13 de novembro.
“O povo de Faina é por natureza acolhedor e gentil, daí a ideia de aproveitar essa tendência natural para criar uma identidade positiva para a nossa cidade, que injustamente é alvo de muita chacota e piadinhas de mal gosto”, comenta o prefeito Paulinho Vieira (PDT). O prefeito se refere à piada dos gatinhos levados dentro de um saco que se recusaram a ficar em Faina, piada contada até no Domingão do Faustão pelo cantor Leonardo. Entre outros dizeres pejorativos é muito conhecido o termo “vai ser ruim assim lá no Faina”.
“Quem houve essas coisas, não sabe o quanto nossa gente é receptiva, quantas atrações turísticas nosso município oferece como as 18 lindas cachoeiras e outras belezas naturais”, acrescenta o prefeito.
Outro fator motivador para a implantação do projeto está o ambiente de violência, de divisão, falta de ética e de impaciência vivido mundo afora, no Brasil, em Goiás e nos municípios em geral, segundo os organizadores do projeto em Faina.
O lançamento oficial do Projeto Faina, Cidade Gentileza será às 16h00 deste sábado na feira coberta da cidade. Entre muitas atrações haverá cortes de cabelos masculinos e femininos de graça, vários tipos de exames clínicos, torneios esportivos, disputa de embaixadinhas pelas crianças, lanches à vontade, apresentação de contadores de histórias, passeio ciclístico e o resgate de brincadeiras antigas como a corrida de saco (a pessoa veste um saco nas pernas para disputar a corrida aos pulos).
O projeto
Coordenadora voluntária do projeto a pedido do prefeito Paulinho Vieira e da primeira-dama Lourdes Maria Borges Vieira (Lurdinha), a assistente social Márcia Coutinho Rodrigues vem atuando há alguns meses com uma equipe formada por servidores e gestores da Prefeitura Municipal na divulgação do projeto e ações de sua execução. A princípio, é reforçada a importância do bom atendimento nos serviços públicos, comércio e comunidade em geral. A ideia é massificar as boas práticas nas relações e depois chegar às premiações e condecorações a quem colaborar para que o projeto se realize.
O projeto foi pensado por conta do momento belicoso por que passa o mundo, o país, o estado e cada município. “É muita violência, é muita estupidez e falta de ética, o povo de Faina é de paz e quer humildemente apresentar seu exemplo”, afirma Paulinho Veira.
A primeira-dama Lurdinha tem atuado forte na mobilização da comunidade, usando a estrutura do setor social da administração a fim de organizar a festa de lançamento e atrair os moradores. “A comunidade vai perceber o quanto a vida vai melhorar com esse projeto, que em paz se vive bem”, afirma Lurdinha.
Márcia Coutinho, que junto com sua equipe elaborou o projeto e faz o proselitismo convidando as pessoas, principalmente os comerciantes, de por em porta, se diz impressionada com a forte aceitação à iniciativa. “Acredito que os fainenses já estão vestindo a camisa, todos entendendo que gentileza gera gentileza”, afirma Márcia.
Tags: Caiado, evento, Faina, gentileza, Goiânia, goiás, governo, Pessoas